SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 19 de Julho de 2019

bar-3432.pngSaúde e Educação Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 08h:08 - A | A

EDUCAÇÃO

Defensoria Pública da União abre inscrições para concurso de redação

Concurso é direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo a EJA

image

Alunos do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública podem participar da 5ª edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Os trabalhos podem ser inscritos até o dia 9 de outubro pelo site da DPU.

 

Com o tema “Defender Direitos, Evitar Desastres: Como o acesso à justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”, o intuito do concurso é despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio de incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, das unidades prisionais e nas escolas do sistema socioeducativo.

 
 

 

O concurso é direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas de internação e os adultos em situação de privação de liberdade.

 

Os trabalhos serão divididos em oito categorias. Redação I, para alunos do 6º ao 9º ano e da modalidade Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental; Redação II, para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, na modalidade regular e ensino técnico, e da modalidade EJA seriado, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Categoria Redação III, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação; Redação IV, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano da EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional; Redação V: pessoas em situação de privação de liberdade, em cumprimento de pena, perante o sistema penitenciário federal; Redação VI: servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, inclusive do sistema penitenciário federal.

 

Categoria Escola, para estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar, juntamente com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso; Categoria Estabelecimento de Privação de Liberdade, presídio ou cadeia estadual, unidade de internação do sistema socioeducativo, exceto presídios federais, que obtiverem o maior percentual de participação dos internos no Concurso de Redação.

 

O acesso ao edital completo e inscrições podem ser feitos pelo endereço: https://concursoderedacao.dpu.def.br/

 

Premiação

 

Nas categorias Redação I, II e III, os vencedores em primeiro lugar receberão um tablet, os do segundo lugar receberão uma câmera digital. Os alunos que ficarem em terceiro lugar na categoria redação I e II receberão um alto-falante e na da redação III uma câmera digital.

 

Na categoria Redação IV e V, cada vencedor do primeiro, segundo e terceiro lugar receberá um alto-falante. Na categoria Redação VI, os vencedores em primeiro, segundo e terceiro lugar receberão como prêmio uma câmera digital.

 

Na categoria Escola, os três estabelecimentos de ensino da rede pública, escolhidos pela comissão julgadora do concurso, que desenvolverem as melhores atividades de sensibilização e mobilização escolar receberão a premiação de R$ 10.000,00 cada um.

 

Na categoria Estabelecimento Penal, os três estabelecimentos vencedores serão aqueles que obtiverem o maior percentual de participação dos internos no concurso de em todo o país e receberão como premiação um tablete.

 

Os autores das redações pertencentes à categoria II, classificadas pela comissão julgadora como as três melhores redações de todo o país, receberão como prêmio adicional um videogame Playstation 4 com seus respectivos controles.

 

Os professores das escolas que orientaram as redações dos alunos vencedores de todas as categorias receberão uma medalha da DPU. Nas categorias Redação I, II, III, IV, V e VI, os autores das redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão uma medalha de honra ao mérito da DPU.

 

A realização do concurso conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); dos Ministérios da Educação, de Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente; da Secretaria da Receita Federal do Brasil; da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

 

O resultado do concurso será divulgado até o dia 8 de novembro de 2019.

 
 
Imprimir


Comentários


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



MAIS LIDAS



Como você avalia a gestão do governador Mauro Mendes

PARCIAL

VÍDEOS LEIA MAIS

(65) 3028-2825

contato@cuiabamais.com.br

icon facebook icon twitter icon instagram