SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 14 de Junho de 2024


Geral Domingo, 17 de Dezembro de 2023, 09:10 - A | A

17 de Dezembro de 2023, 09h:10 - A | A

Geral / Curiosidades

Descubra se você está negativado apenas com seu CPF

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um número composto por 11 dígitos que identifica cada cidadão brasileiro frente à Receita Federal, ou seja, se está negativado ou não

Terra Brasil Notícias
CUIABÁ MAIS
www.terrabrasilnoticias.com



O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um número composto por 11 dígitos que identifica cada cidadão brasileiro frente à Receita Federal, ou seja, se está negativado ou não. Além dessa identificação, ele facilita a conferência de dívidas em seu nome, se está regularizado como cidadão brasileiro e se está em dia com o Fisco.

Para checar a situação, existem várias alternativas, você pode optar pela emissão de uma via pelo site da Receita Federal, consultar através dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), entre outras opções.

Além disso, é importante ressaltar que a consulta não influencia de forma negativa ou positiva a sua pontuação de crédito. Ou seja, o famoso score.

 

O que significa ter o CPF negativado?

Estar com o CPF negativado implica ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e/ou SPC. Isso pode ocorrer quando você não efetua o pagamento de dívidas ou pendências financeiras, registrando essas informações nos sistemas dessas instituições.

Se o seu documento estiver negativado, possivelmente terá dificuldades para obter certos tipos de empréstimos, fazer compras a prazo ou abrir contas. Assim, a situação de inadimplência pode ser um obstáculo para essas transações.

 

Como resolver a situação?

Para resolver a situação de negativação, é necessário regularizar a dívida. O pagamento ou a renegociação da dívida é o primeiro passo. Após isso, o credor deve solicitar a exclusão do nome do devedor dos registros dos órgãos de proteção ao crédito.

Se o credor não o fizer, o próprio consumidor pode fazer essa solicitação, mas deve ter a certeza de que realmente quitou a dívida antes disso.

Por fim, para evitar a negativação os brasileiros podem tomar algumas medidas. Planejamento financeiro antes de contrair dívidas, estipular um limite de crédito adequado ao seu padrão de vida, pagar as dívidas em dia e negociar em caso de dificuldades são medidas importantes nesse sentido.

 

Créditos: Seu Crédito Digital.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram