Da Redação
CUIABÁ MAIS
[email protected]
O bailarino russo Vladimir Shklyarov, amplamente reconhecido como um dos maiores do mundo, faleceu na noite de sábado (16). A notícia foi confirmada pelo Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, onde Shklyarov vinha se apresentando. A causa da morte não foi divulgada inicialmente, mas de acordo com a RIA Novosti, uma agência de notícias estatal da Rússia, uma investigação foi aberta pelo Comitê Investigativo do país.
A causa preliminar de sua morte, segundo a RIA Novosti, foi um acidente. Uma ex-bailarina, Irina Bartnovskaya, postou nas redes sociais que Shklyarov estava em casa, tomando analgésicos e se preparando para uma cirurgia no pé quando saiu para fumar em "uma sacada muito estreita" e acabou caindo acidentalmente de um prédio com cinco andares.
Carreira
Vladimir Shklyarov construiu uma carreira de 20 anos nos palcos internacionais, destacando-se em teatros renomados como o Metropolitan Opera, em Nova York, e a Royal Opera House, em Londres. Ele nasceu em Leningrado e se formou em 2003 na prestigiada Academia de Ballet Vaganova, uma instituição com quase 300 anos de tradição, que formou lendas como Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov.
Após se formar, Shklyarov ingressou no Teatro Mariinsky, onde se destacou tanto em produções contemporâneas quanto em clássicos, como "O Lago dos Cisnes", "Dom Quixote" e "Giselle". Por sua dedicação e talento, ele foi laureado com diversos prêmios, incluindo o cobiçado Prêmio Internacional Léonide Massine, em 2008.
O maior reconhecimento de sua carreira veio em 2020, com o título de Artista Homenageado da Rússia. Em sua vida pessoal, Shklyarov era casado desde 2012 com Maria Shirinkina, também bailarina do Mariinsky, conforme informado por fontes da mídia russa.
Crédito: Celina Bernardes