SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 14 de Julho de 2024


Business & Agro Domingo, 07 de Abril de 2024, 06:01 - A | A

07 de Abril de 2024, 06h:01 - A | A

Business & Agro / DA PRODUÇÃO À COMERCIALIZAÇÃO

Investimentos de mais de R$ 29 milhões do Governo de MT melhoram a vida de agricultores familiares de Cuiabá

Entre as entregas feitas estão tratores, picapes, caminhões, patrulhas mecanizadas e retroescavadeiras, além de kits de equipamentos

Pollyana Araújo | Secom-MT
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Patrulha mecanizada contribui com a produção em comunidades rurais
A | A
Cuiabá recebeu R$ 29,4 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento da agricultura familiar, nos últimos cinco anos. Esses recursos convertidos em equipamentos, tratores, implementos agrícolas, mudas, tendas, entre outros itens, melhoram o dia a dia dos trabalhadores do campo, ampliam a produção e contribuem com a comercialização. A Capital mato-grossense completa 305 anos na próxima segunda-feira (08.04).

Entre os veículos destinados aos agricultores familiares estão tratores, picapes, caminhões, patrulhas mecanizadas e retroescavadeiras, além de kits de equipamentos compostos por perfuradores de solo, roçadeiras, adubadeiras e motocultivadores. 

A produtora Alessandra Carneiro Souza, do Assentamento Mineira, no Distrito de Aguaçú, em Cuiabá, contou que, com a patrulha mecanizada que a comunidade recebeu do Governo do Estado, em 2022, foi possível triplicar a área plantada. 

“Cada produtor tem 4,5 hectares e, antes da chegada da patrulha, a gente plantava de 1 hectare a 1,5 hectare. Agora, com essa patrulha, estamos conseguindo plantar 4 hectares. Melhorou muito para nós. Fortaleceu a nossa comunidade e reduziu o custo da produção, porque antes tínhamos que alugar a máquina para preparar o solo e agora temos o nosso próprio trator”, afirmou. 

Além da patrulha, o Governo destinou aos produtores do Assentamento Mineira uma caminhonete L200, a qual estão usando para fazer o transporte da produção para as feiras, kits de irrigação, tendas para feira e mudas de banana. Também foi perfurado um poço artesiano, com 8 mil litros de água, do Programa Água para Todos, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, para abastecer a comunidade e famílias de regiões vizinhas.  

Em meio às culturas cultivadas pelas 50 famílias de produtores estão mandioca, quiabo, berinjela, limão, milho e banana. 


Produção de banana tem sido impulsionada com a distribuição de banana/ Foto: Secom-MT 

Uma das culturas mais produzidas na região do Vale do Rio Cuiabá, que é a da banana, ganhou força com as 14,3 mil mudas entregues pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf). 

“Eu produzo milho, mandioca, banana de fritar, abobora e banana nanica. Estamos aumentando a produção de banana”, afirmou Alessandra, ao citar que a comunidade recebeu 1,5 mil mudas de banana da Seaf. 

Além de dar as mudas, o Governo dá orientações de cultivo para garantir uma boa colheita. Esse trabalho de assistência é feito pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 

“Com os investimentos, o Governo do Estado busca apoiar as famílias para que possam expandir a produção, atender o mercado que hoje busca produtos de outros estados para suprir a demanda, e obter lucro”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro. 


Tendas entregues pelo Governo do Estado ajudam na comercialização da produção familiar/ Foto: Arquivo pessoal

A entrega de tendas para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em feiras também tem sido importante para fomentar o setor. Já foram destinadas 163 estruturas para produtores do município. 

Com as tendas destinadas pelo Governo à Associação de Pequenos Produtores Rurais da Gleba Pai Joaquim, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, sete famílias de agricultores familiares comercializam legumes, verduras, ovos, frangos caipiras e mudas em feiras da região. 

“Agradecemos ao Governo pela iniciativa em facilitar a comercialização dos pequenos produtores. Todos estamos realizados com essa ajuda para expor os produtos e ser poupados do sol e da chuva”, afirmou a presidente da associação, Benedita Castilho. 

As barracas são usadas para vendas na comunidade e também nas feiras em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, entre eles Araés, Osmar Cabral e Jardim Paiaguás.

As tendas são do tipo sanfonada, com dimensões de 3 m x 2m, cobertura e proteção lateral e equipadas com banca.


Caixas de abelha fazem parte do Programa MT Produtivo Mel/ Foto: Seaf-MT

Para fomentar a produção de mel em Cuiabá, o Governo entregou caixas de abelha aos produtores familiares, por meio do Programa MT Produtivo Mel. Uma parceria firmada entre a Seaf e o Instituto Nacional de Educação para Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Indeppa) garantiu a doação de 6 mil caixas de abelhas tipo Langstroth, beneficiando cerca de mil agricultores familiares.  

Outras mais de 100 caixas de apicultura foram disponibilizadas para associações de agricultura familiar. 

Os produtores de farinha também receberam incentivo com a entrega de farinheiras móveis. Uma das entregas foi feita à Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Localidade de Três Pedras.


Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram