SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 21 de Julho de 2024


Business & Agro Sexta-feira, 08 de Março de 2024, 05:35 - A | A

08 de Março de 2024, 05h:35 - A | A

Business & Agro / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Mulheres são as que mais buscam qualificação no Senac-MT

Mais de 70% do público atendido pela instituição em todo o estado é do sexo feminino

Assessoria de Imprensa/Senac-MT
CUIABÁ MAIS
[email protected]



“Foi a melhor experiência da minha vida! Atualmente estou trabalhando em um hospital. É uma experiência incrível! O Senac fez parte deste sonho, e eu só tenho a agradecer”, comemora Eliana dos Santos, moradora de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), ex-aluna do curso ‘Técnico em Enfermagem’ do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

 

Ela é uma das 20.066 mulheres mato-grossenses que, em 2023, encontraram na instituição oportunidades de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal. No ano em questão, o público feminino representou 72% das 27.855 pessoas atendidas nas salas de aula, laboratórios e demais ambientes pedagógicos do Senac-MT no ano passado.

 

“Muitas portas se abriram desde que comecei o curso. Já consegui um emprego na minha área. Agradeço aos instrutores pela qualificação técnica e excelência na educação”, relata Karina Silva. Ela, junto a Eliana e outras 1.145 mulheres, optou pelo curso de 'Técnico em Enfermagem' no Senac-MT, o mais popular entre o público feminino em todo o estado.

 

Apesar do curso onde as mulheres mais se matriculam ser da área da Saúde, os eixos de Gestão e Negócios, Produção de Alimentos e Beleza lideram o ranking dos segmentos com maiores números de matriculadas. Logo após vem Tecnologia da Informação, Segurança e Idiomas.

 

Com um olhar para o futuro e o mercado de trabalho, a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Dandara Schurig, fez dois cursos de programação no Senac-MT – ‘Desenvolvimento Front-End’ e ‘Desenvolvimento Back-End’ – focados na criação e manutenção de sites, aplicativos e sistema.

 

“Os cursos expandiram e aprimoraram meus conhecimentos em tecnologia, ajudaram no meu desenvolvimento profissional e em projetos e eventos que me levaram a construir um networking com diversas empresas e especialistas”, observa Dandara, residente da capital.

 

É em Cuiabá, claro, cidade mais populosa do estado, que o Senac-MT contabiliza o maior número de mulheres atendidas, mais de 5,2 mil só em 2023. Em seguida, vêm Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Sinop, Colíder, Barra do Garças, Sorriso, Cáceres e Água Boa.

 

Também na capital, são desenvolvidos programas de qualificação e aperfeiçoamento profissional totalmente gratuitos, como ‘Qualifica Juventude’ e ‘Qualifica Mulher’, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que oportunizam o desenvolvimento de habilidades e competências para uma inclusão social produtiva.

 

Caso da cabeleireira Samara Ferreira que fez o curso de ‘Tranças’ para expandir seu campo de atuação e conquistar mais clientes e renda. “Eu queria aprender fazer vários tipos de tranças, como nagô, boxeadora e outras para oferecer à minha clientela. O curso me ajudou muito, aprendi bastante, professores excelentes, uma grande conquista”, celebra.

 

Outro exemplo de iniciativa que vem transformando vidas é o ‘Senac Integra’ programa de inserção social que oferece trabalho remunerado, qualificações profissionais gratuitas e apoio familiar a homens, mulheres e LGBTQIAP+ dos regimes fechados e semiaberto do Sistema Penitenciário mato-grossense.

 

A participante A.C.H. é entusiasta da área da saúde e aproveita as oportunidades de qualificação para superar os desafios que as egressas enfrentam na sociedade e no mercado de trabalho. “Lá dentro [unidade prisional] estou cursando ‘Gestão Hospitalar’ e nem sempre temos acesso a esses serviços de saúde. E eu gosto muito de saúde. Minha vontade é fazer o ‘Técnico em Enfermagem’. Quando recebi a proposta de vir para o ‘Senac Integra’ aceitei logo de cara, devido aos cursos e aprendizados em outras áreas. Quando saímos às ruas não é fácil arrumar serviço, ainda mais se estivermos de tornozeleira [eletrônica]. Então, quero sair com mais cursos e experiência de elétrica, pintura”, elencou.

 

Já L.D.C. nunca havia feito trabalhos extramuros e avalia a experiência como positiva. “Esta é a primeira vez que saio para trabalhar e está sendo maravilhoso, estou gostando muito do programa. Tenho bastante interesse na área de administração e estou gostando muito dos cursos”, destacou.

 

???? Cidades onde o Senac-MT mais capacitou mulheres em 2023 (as 10+):

 

Cuiabá

5.271

Tangará da Serra

1.885

Rondonópolis

1.882

Primavera do Leste

1.336

Sinop

1.010

Colíder

891

Barra do Garças

888

Sorriso

665

Cáceres

491

Água Boa

478

???? Áreas com maiores números de mulheres matriculadas (as 10+):

Gestão e Negócios

5.378

Produção de Alimentos e Gastronomia

2.658

Beleza

1.789

Saúde

1.477

Tecnologia da Informação (TI)

790

Segurança

526

Idiomas

523

Moda

137

Artes

124

Hospedagem e Turismo

114

???? 20 cursos com mais mulheres atendidas:

Técnico em Enfermagem

1.147

Assistente Administrativo

1.091

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos (Jovem Aprendiz)

1.023

Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados (Jovem Aprendiz)

828

Informática Básica

569

Preparo de Salgados

558

Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia

528

Assistente de Recursos Humanos

481

Manicure e Pedicure

455

Preparo de Bolos e Tortas

448

Informática Básica - Windows, Word, Excel, Power Point e Internet

418

Produção de Pães Doces e Salgados

387

Técnico em Segurança do Trabalho

368

Técnicas de Depilação

333

Assistente Financeiro

308

Excel Avançado

305

Hidratação, Corte e Escova

300

Panificação e Confeitaria

287

Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Básico

279

Qualidade no Atendimento

273



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram