SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 22 de Julho de 2024


Cotidiano Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024, 05:02 - A | A

16 de Janeiro de 2024, 05h:02 - A | A

Cotidiano / SAÚDE

Calor em Mato Grosso: Especialista dá dicas para evitar problemas de saúde em dias com altas temperaturas

Saiba os principais cuidados e ações para não sofrer com o calor elevado durante o período

Assessoria de Imprensa
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Com uma nova onda de calor atingindo diversas regiões em Mato Grosso, é muito importante entender quais cuidados relacionados à saúde devem ser adequados durante essa época. A exposição prolongada a altas temperaturas pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo insolação e a desidratação, por exemplo. 


De acordo com o professor do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Paulo Eduardo Bastos, é fundamental que a população esteja ciente desses riscos e adote medidas de precaução para garantir seu bem-estar. “É essencial adotar medidas preventivas, como hidratação adequada, proteção solar, busca de ambientes frescos e vestuário adequado. Não devemos subestimar os efeitos adversos do calor e, ao adotar essas precauções, cuidaremos de nossa saúde e minimizando os riscos associados a esse clima”, comenta. 


Abaixo, o docente listou algumas ações que podem ser realizadas no dia a dia para evitar problemas originados pelas altas temperaturas: 


Proteção solar: Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado e aplique-o generosamente em todas as áreas expostas da pele. Reaplique a cada duas horas, principalmente após suar excessivamente.  


Hidratação constante: Beber água regularmente é essencial para prevenir a desidratação. Mantenha-se hidratado ao longo do dia, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e com muita cafeína, pois podem contribuir para a desidratação. 


Roupas adequadas: Opte por roupas leves, soltas e feitas de tecidos respiráveis, que permitam a evaporação do suor e a ventilação adequada. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos, pois eles podem reter o calor e aumentar a temperatura corporal.  


Alimentação saudável: Prefira refeições leves e frescas, como frutas, legumes e alimentos ricos em água. Esses alimentos ajudam a manter a hidratação e fornecem nutrientes essenciais. Evite alimentos pesados, gordurosos e de difícil digestão.  


“Precisamos estar atentos aos sintomas de desidratação, como sede intensa, boca seca, urina escura, tontura, fadiga, fraqueza e confusão mental. Caso apresente esses sinais, procure um local fresco, beba água e, se os sintomas persistirem, busque atendimento médico”, finaliza o especialista. 


Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

 



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram