Lidiana Cuiabano | Detran-MT
CUIABÁ MAIS
secom.mt.gov.br
Cerca de 100 condutores de transporte coletivo da empresa União Transporte, em Várzea Grande, participaram de uma palestra educativa ministrada pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran, nesta sexta-feira (16.5), como parte da programação da campanha nacional Maio Amarelo “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Na palestra, a servidora Zoraide Urcino reforçou a importância da direção defensiva, especialmente em veículos de grande porte como o de transporte coletivo; bem como os cuidados com a segurança do transporte, embarque e desembarque dos passageiros, além de questões comumente presenciadas no dia a dia do trânsito, como a imprudência e o excesso de velocidade para a via, que acarretam em diversos sinistros de trânsito.
Após a palestra, os motoristas participaram de uma dinâmica utilizando óculos que simulam os efeitos da embriaguez, como forma de sensibilizar sobre os riscos provocados pelo uso de bebida alcoólica e direção.
Os participantes tiveram a oportunidade de realizar o teste com o etilômetro, aparelho utilizado nas operações de fiscalização de trânsito que afere o teor alcoólico presente no organismo. Após o teste, o servidor do Detran, Henry César, explicou sobre as consequências de dirigir embriagado, multas e o que traz a legislação sobre o tema álcool e direção.
“Foi uma experiência nova, gostei muito, aproveitei as orientações. Não sabemos tudo, e foi ótima essa ação para nos orientar”, disse o motorista Braz Antônio da Silva, colaborador da empresa participante da ação.
Segundo o gerente geral da União Transporte, Cícero Neponuceno, essa é a segunda ação da campanha Maio Amarelo na empresa em parceria com o Detran.
“Nesse mês de conscientização, é importante relembrar de todos os cuidados que o motorista do transporte coletivo tem que ter com o trânsito em geral. Pois hoje o motorista ele não é apenas um condutor, é um agente de mobilidade urbana. Então, essa sensibilização é muito importante para que todos os colaboradores possam estar refletindo em seu dia a dia essas orientações recebidas e fazer um trânsito melhor, colaborando para a redução do número de acidentes”, destacou.
A coordenadora de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, enfatizou que ações como essa são fundamentais para promover a conscientização dos condutores profissionais sobre seu papel na construção de um trânsito mais seguro.
“O Maio Amarelo nos convida à reflexão e à mudança de comportamento. Ao dialogar diretamente com motoristas do transporte coletivo, reforçamos valores como responsabilidade, empatia e respeito à vida, que são essenciais para a redução dos sinistros de trânsito e para garantir a segurança de todos que compartilham as vias”, destacou.
A campanha Maio Amarelo continua, ao longo do mês, com diversas ações educativas em todo Estado, levando orientações com foco na preservação da vida e na construção de um trânsito mais seguro para todos.