Assessoria FMF
CUIABÁ MAIS
Assessoria FMF
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol concluiu nesta sexta-feira (02) o curso de homologação VAR para árbitros que se destacaram nas Séries C e D de 2023. Os árbitros mato-grossenses Eleniel Benedito da Silva e Rafael Odílio Ramos dos Santos estiveram selecionados pela comissão nacional e estão capacitados para atuarem em jogos com VAR em todas as competições nacionais.
O curso foi dividido entre: atividades em campo, no Clube da Aeronáutica (CAER); trabalhos com revisões de lances em vídeo, no CEAB; e reforço de conceitos no hotel onde os profissionais ficaram hospedados. Houveram também atividades em três períodos e separação da turma em dois grupos, com o objetivo de aprofundar as aulas e a assimilação dos árbitros.
“É um aprendizado muito grande em nossas carreiras e só temos a agradecer o presidente Aron Dresch pela oportunidade. Hoje estamos concluindo uma etapa que irá nos auxiliar demais dentro da nossa capacitação como árbitro, e principalmente nas atuações dentro de campo e também no VAR nas competições nacionais”, conclui Eleniel.
Para o árbitro Rafael Odílio, o aprendizado tem que ser constante para elevar o patamar dentro da arbitragem. “A evolução das regras e o crescimento da arbitragem é constante, então precisamos estar sempre crescendo para atingir um alto nível em todas as competições”, concluiu.
"É um importante momento de homologar novos árbitros, em decorrência do desenvolvimento dessa ferramenta. Mais jogos têm ocorrido nas competições nacionais. Os árbitros precisam estar se atualizando para estarem liberados a fazer jogos com o VAR. Graças ao apoio do Presidente Ednaldo Rodrigues, nós conseguimos agendar essa homologação. Vai ser de muita utilidade para nós e para as federações", exaltou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.
Após essa certificação pela CBF os árbitros estão capacitados para atuar em 2024 nas partidas que tenham VAR, como Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil, as Séries A, B e também C e D nos jogos decisivos que definem o acesso.