SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 22 de Junho de 2024


Esporte Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023, 20:24 - A | A

20 de Novembro de 2023, 20h:24 - A | A

Esporte / Data Especial

Dia da Consciência Negra marca a luta histórica dos negros contra a desigualdade, a exclusão e a discriminação racial

Presidente da CBF ressalta a importância de levantar bandeiras no combate ao racismo no futebol

CBF
CUIABÁ MAIS
www.cbf.com.br



O dia 20 de novembro foi a data criada para lembrar a resistência contra o racismo, que foi protagonizada por Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e símbolo do combate à discriminação.

PA Lei Federal n° 12.519, de 2011 criou oficialmente o Dia da Consciência Negra. Mas a ideia de lembrar e conscientizar a população no combate ao racismo surgiu na década de 1970,com os movimentos sociais que abraçaram a causa.

"É um dia de reflexão e também de lembrar todos aqueles que ao longo da história lutaram pelos direitos e pela igualdade dos negros na sociedade. É um dia para reverenciar a ancestralidade e reverencio meus antepassados, que me ajudaram a ser quem sou", afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

"Na nossa gestão, somos incansáveis no combate ao racismo e à desigualdade. Levantamos bandeiras que antes não eram levantadas por uma entidade do mundo do futebol de forma tão veemente. Saímos da passividade de gestões anteriores da CBF para a ação, implementada desde o primeiro dia de trabalho. Criamos mecanismos para defender e proteger a todos da doença chamada racismo e abrimos os olhos do mundo para a necessidade de se combater atos que não deveriam mais fazer parte do universo do futebol. E não vamos parar aí. Temos que ter orgulho da força negra que tem o nosso futebol e que tem seu espaço reconhecido em todo o planeta. Que o Dia da Consciência Negra traga a reflexão e também a esperança", completou o presidente da CBF.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram