Vânia Neves | Unaf
CUIABÁ MAIS
[email protected]
Na missão em Ação de Graças pelas conquistas do Pacto Educativo, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, representou o governador Mauro Mendes e destacou a iniciativa do Governo do Estado em colaboração com a União das Universidades Católicas de Mato Grosso (Unifacc), que visa ampliar o acesso ao ensino superior e técnico para estudantes em situação de vulnerabilidade, além de investir na capacitação de profissionais da educação. A celebração foi realizada na Faculdade Católica de Cuiabá, na sexta-feira (23.08).
O pacto oferece 1.640 bolsas integrais para que estudantes egressos da Rede Estadual e profissionais da educação possam realizar cursos de ensino superior e técnicos na Universidade Católica de Mato Grosso (Unifacc). O investimento feito pelo Estado foi de R$ 30 milhões por um período de quatro anos. As bolsas tiveram início em 2023.
“O Pacto Educativo é um compromisso deste Governo com a iniciativa privada, com perspectivas de boas oportunidades. Esse é nosso papel enquanto sociedade: garantir que todas as pessoas tenham acesso e oportunidade. Agradeço ao secretário Alan Porto pela dedicação a este projeto, à Associação Dom Aquino Corrêa, com o suporte de todos os bispos responsáveis pela Unifacc, ICET e Escola Estadual Santos Dumont”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.
Ela ainda reforçou que os alunos se dediquem cada vez mais e aproveitem as oportunidades. “Temos aqui alunos de diferentes regiões do nosso estado. Fico feliz por testemunhar esse esforço mútuo e espero que as possibilidades se tornem infinitas na vida de cada um”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto, o pacto educativo representa um avanço nas relações público-privadas. “Agradecemos a todos que têm dedicado esforços para que essa parceria seja multiplicada. É motivo de muito orgulho para nós ter a presença da nossa primeira-dama de Estado, Virginia Mendes, nos apoiando, a dedicação do governador Mauro Mendes às pautas da educação, e os profissionais da educação e todas as pessoas envolvidas nesta missão, que representa um grande passo na educação a partir das parcerias público-privadas.”
“Esse projeto, com fé, demonstra que estamos no caminho certo. É realmente motivador ver que este Governo participa e se preocupa com o futuro dos nossos alunos, e a presença da primeira-dama Virginia Mendes neste momento único de Ação de Graças confirma essa parceria”, ressaltou o padre Edson Sestari.
Participaram da missa o arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, e os bispos: Dom João Besgamasco, da Diocese de Primavera do Leste e Paranatinga; Dom Vital Quitolina, de Diamantino; Dom Maurício Jardim, da Diocese de Rondonópolis e Guiratinga; e Dom Jacy Diniz Rocha, da Diocese de Cáceres; além dos padres Edson Sestari e Orivaldo Egídio; o secretário de Estado de Educação (Seduc), Alan Porto; o professor mestre Dimorvan Brescancim, representando a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci); e alunos, professores e familiares.