SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 14 de Junho de 2024


Mundo Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, 10:01 - A | A

25 de Dezembro de 2023, 10h:01 - A | A

Mundo / NATAL

Como o Natal é celebrado no mundo e como desejar boas festas em 10 idiomas

Aprender sobre diferentes cultura faz parte do processo de aprendizado das línguas e ajuda a compreender as suas expressões típicas

Camila Lima
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Com o final do ano se aproximando, a plataforma Preply fez uma listagem e mostra como o feriado pode ser uma oportunidade de aprender mais sobre a cultura de um país e as suas respectivas expressões festivas

Apesar de ser um feriado religioso de origem cristã, o Natal se tornou uma das principais datas do calendário internacional, promovendo encontros familiares no final de cada ano. Mesmo em países onde essa não é a religião predominante, as tradições natalinas são adaptadas à cultura local. Com o final do ano se aproximando, a Preply, plataforma de idiomas que conecta alunos e professores, preparou uma lista especial mostrando como o dia é celebrado em 10 países e como desejar “Feliz Natal; em seus respectivos idiomas.
Aprender sobre diferentes cultura faz parte do processo de aprendizado das línguas e ajuda a compreender as suas expressões típicas, como frases de cumprimento usadas em ocasiões especiais. "Por ser uma data universal, o Natal revela nuances particulares de cada país, que celebra o feriado à sua maneira. Todos esses hábitos são refletidos na linguagem falada, por isso, eles são muito importantes e devem ser apresentados aos alunos durante o estudo de um idioma", diz Sylvia Johnson, Diretora de Metodologia da Preply.

Confira como a temporada festiva é celebrada ao redor do mundo e como desejar "Feliz Natal" em 10 idiomas diferentes:

Alemanha

Os alemães têm um calendário para a contagem regressiva dos 24 dias que antecedem a véspera de Natal. Aliás, no início do mês, em 6 de dezembro, eles celebram São Nicolau, o santo que inspirou a figura lendária do Papai Noel. Eles também têm o hábito de ocupar praças com mercados cheios de luzes e barracas decoradas. Dentro das casas, os biscoitos são uma tradição, juntamente com velas, adesivos e pinheiros, que são enfeitados na véspera do dia 25. Para desejar a alguém um “Feliz Natal” em alemão, você pode simplesmente dizer: "Frohe Weihnachten" (pronúncia: Frôa Vái-náh-ten).

Arábia Saudita

O Natal é celebrado discretamente neste país, uma vez que o Islã é a religião predominante. As manifestações são contidas e não são mais proibidas, mas dividem as opiniões dos sauditas, podendo ocorrer por meio de músicas, árvores decorativas e outros acessórios natalinos. "عيد ميلاد مجيد" (pronúncia: Áide-míla-dími-jída) é como você pode desejar “Feliz Natal” no país.

China

O Natal não é um feriado na China e nem tem conotação religiosa, mas tem ganhado cada vez mais adeptos devido ao seu apelo comercial e à oportunidade de reunir amigos ou familiares. Com uma temporada marcada por promoções de produtos e decorações festivas por toda a cidade, os chineses não têm a tradição de preparar pratos específicos para a ceia, mas ainda conseguem comprar iguarias clássicas em lojas importadas. Para celebrar a data no país asiático, você pode dizer "聖誕快樂" (pronúncia: Shèn Dàn Kuài Lãh).

Espanha

Com um forte histórico cristão, a Espanha tem várias tradições natalinas, como comer pratos festivos, frequentar a Missa do Galo e montar presépios - o país até estabeleceu um recorde para o presépio com as maiores figuras, de acordo com o Guinness World Records, em Alicante. Tão importante quanto o Dia de Natal é o Dia dos Reis, que acontece em 6 de janeiro e também é feriado. Na verdade, muitos esperam trocar presentes e "começar" o ano somente após essa data. "Feliz Navidad" (pronúncia: Fêlis Nabidá) é como os espanhóis desejam boas festas.

Estados Unidos

Este é outro país que gosta de seguir as tradições de Natal. Os americanos usam suéteres temáticos, decoram as suas casas, ouvem ou cantam músicas natalinas e preparam pratos típicos, como peru. As crianças fazem pedidos ao Papai Noel e recebem os seus presentes na manhã de 25 de dezembro. Durante o período, você ouve a saudação "Merry Christmas" (pronúncia: Méri Crismás) em todos os lugares.

França

Além de montar presépios e preparar pratos típicos, como a sobremesa "bûche de Noël", que é uma espécie de bolo em formato de tronco, os franceses têm o hábito de colocar sapatos sob a árvore de Natal ou na lareira para receber presentes do Papai Noel. Com árvores muito menores do que as da América do Norte e muitas taças de champanhe, o feriado começa a ser comemorado na véspera, mas os presentes só são abertos em 25 de dezembro. Para desejar boas festas em francês, você pode dizer "Joyeux Noël" (pronúncia: Joaiô Noéle).

Grécia

Além da ceia tradicional, o período do Natal na Grécia é marcado pela decoração de pequenos barcos na costa e por doces sazonais oferecidos aos visitantes, incluindo crianças que vão de porta em porta na véspera do feriado. Para aproveitar ao máximo o dia 24 de dezembro, alguns se reúnem ao redor de fogueiras para beber e cantar - o que, de acordo com suas crenças, afasta as criaturas lendárias que atormentam a população durante os 12 dias de Natal, que coincidem com o solstício de inverno. "καλά Χριστούγεννα" (pronúncia: Kalá Crish-Túhená) é como se diz "Feliz Natal" em grego.

Índia

A cultura indiana se mistura com as tradições natalinas e pode ser vista nas serpentinas e nas estrelas de papel que decoram as casas, juntamente com rangolis coloridos, feitos com farinha de arroz ou pétalas de flores. Em vez de pinheiros, tuias, araucárias ou até mesmo mangueiras são preferidas como árvores e, em vez de assados tradicionais, o jantar é cheio de pratos típicos do país. Em hindi, "Merry Christmas" pode ser traduzido como "क्रिसमस की शुभकामनाएँ" (pronúncia: Crismas Qui Shub-gam-nai).

Japão

Os japoneses adotaram as celebrações de Natal por motivos comerciais e a data se tornou popular entre eles, pois decoram as ruas com luzes, trocam presentes e se reúnem para um jantar especial - que frequentemente inclui um “bolo esponja” e frango - na noite de 25 de dezembro. O dia não é considerado feriado e, curiosamente, é visto como romântico, sendo muitas vezes celebrado entre casais. "メリークリスマス" (pronúncia: Méri-Kurí-Simás) é como você deseja boas festas em japonês.

Noruega

No país nórdico, o Natal também é celebrado em empresas, clubes ou associações. O "julebord" é um dos eventos do ano, que pede trajes mais formais e brindes festivos. Os noruegueses também têm o hábito de frequentar igrejas e mercados tradicionais de Natal durante o período. Se você estiver no país nesta época do ano, diga "God Jul" (pronúncia: Gú Iúl) para celebrar a data.

Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos. Para mais informações, acesse https://preply.com/pt/



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram