Professor Licio Antonio Malheiros
CUIABÁ MAIS
[email protected]
Findada eleição 2024 primeiro turno; entre mortos e feridos, sobreviveram todos, porém algo inconteste ficou registrado e sacramentado, as pesquisas eleitorais feitas por alguns institutos erraram profundamente.
Causando em alguns candidatos, verdadeiros estágios de estase, já se colocando no segundo turno e, no caso da proporcional já eleitos.
Na majoritária, essas pesquisas acabaram de certa forma criando uma falsa ilusão aos postulantes ao Palácio Alencastro, sempre mostrando Eduardo Botelho (UB), com uma margem de intenção de votos à frente dos demais com pontos percentuais exacerbados.
Dando a entender que o Eduardo Botelho (UB), no mínimo, estaria em segundo lugar do segundo turno, ledo engano, desprezaram a força e popularidade do Capitão (Jair Messias Bolsonaro), que está sobressaindo nas diferentes capitais do país.
O choque para Eduardo Botelho (UB), deve ter sido dolorido; não apenas pela terceira colocação, como também pelo apoiamento amplo geral e irrestrito, por parte do governador do Estado da primeira-dama e companhia limitada. Se levarmos em consideração o número de apoiadores, a votação do Botelho foi pífia.
Na proporcional, era de se esperar que alguns presidentes de partido superestimassem a quantidade de prováveis eleitos por coligação, a exemplo, a presidente do União Brasil Gisela Simona, que estimava fazer de 5 a 6 vereadores, baseada, justamente nas pesquisas da majoritária.
Eu sempre dizia em relação à proporcional, se tratar de uma verdadeira caixinha de surpresa, aconteceu o esperado, eu sempre dizia essas pesquisas não condizem com a realidade, algumas vezes fui duramente criticado por isso.
Tanto é verdade; quando eu dizia que essas pesquisas não retratavam a realidade, uma vez que, nomes importantíssimos nem eram citados nas mesmas.
A exemplo, a senhora Samantha Iris - do Abílio (PL), que nem aparecia nas pesquisas e obteve a maior votação com 7.460 votos, e outro novato, Daniel Monteiro (Republicanos) se elegeu com 2.537 votos, quando muito, o mesmo aparecia com 0,3 % das intenções de voto, isso mostra a fragilidade dessas pesquisas.
Entre os novatos, Daniel Monteiro (Republicanos) foi sem sombra de dúvidas uma grata surpresa, porém seu trabalho hercúleo o credenciou à uma das vagas; principalmente, por sua exacerbada capacidade cognitiva, além de outros atributos, que o levou a essa brilhante vitória. Por certo, Daniel Monteiro será um dos melhores vereadores dessa legislatura.
Outro ponto positivo dessa eleição foi sem sombra de dúvidas, a vitória de 2 mulheres.
Samantha Iris - do Abílio (PL), em primeiro lugar com 2.537 votos e em segundo lugar Maysa Leão (Republicanos) 5.615 votos.
Sendo que, dos 27 eleitos 8 são mulheres e com ótimas votações, este fato, vem derrubar um antigo chavão, de que mulher não vota em mulher, ledo engano. Hoje, as mesmas conquistaram o seu espaço, quebrando mais esse paradigma.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo