Professor Lício Malheiros
CUIABÁ MAIS
[email protected]
Um povo sem cultura é um povo sem história, pois a cultura é uma ferramenta de resistência e transformação social.
A cultura se reporta tanto para compreender a sociedade dentro do seu contexto histórico, quanto das especificidades existentes dentro desse território.
Portanto, a cultura está diretamente ligada ao estudo, educação, à noção de pertencimento e sobretudo, a identidade de um povo.
Trazendo para nossa especificidade cultural, o nosso Estado apresenta uma diversidade cultural sui generis e bem diversificada.
No domingo 03 3 em comemoração aos 70 anos da Dona Domingas Leonor, fundadora do Flor Ribeirinha em 27 de julho de1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte.
Dona Domingas, é um ser humano esplendoroso, uma mulher guerreira que não apenas levou a nossa Cultura aos mais diferentes rincões do país; como também, é conhecida internacionalmente. Isso,é motivo de orgulho e satisfação para todos nós cuiabanos que amamos a nossa terra.
A sinergia dessa mulher guerreira,com seus filhos e netos é algo inimaginável, a tornando mais forte, pois existe um engajamento de todos, principalmente dos netos, que resolveram entrar de corpo e alma, nesse importantíssimo projeto social.
Abrilhantaram, esse megaevento, cantores regionais, de excelência: Pescuma, Henrique e Claudinho, Beto e Ivan dupla Dois a Um, Edmilson Maciel, Roberto Lucialdo, Vera Capilé.
O cantor Edmilson Maciel conduziu magistralmente, as mais variadas músicas dando as apresentações das danças,maior brilho, e as apresentações dos grupos, obedeciam uma alternância de faixa etária, que variou, desde crianças, a pessoas da melhor idade, resultando em uma belíssima apresentação, com o acompanhamento de: Rasqueado Cuiabano, Cururu,Siriri entre outras.
Logicamente, o sucesso desse megaevento,contou com a participação de uma plêiade de colaboradores privados, assim como,através, dá ajuda do Poder Público, na pessoa do Governador do Estado Mauro Mendes e dá primeira-dama Virginia Mendes, que gosta bastante da Dona Domingas, porém, não estiveram presentes.
Estiveram presentes, o deputado estadual Beto Dois a Um, Allan Kardec, o deputado estadual Eduardo Botelho (UB), enviou representante, Fhilipe Cani, chefe de gabinete.
Parabéns Dona Domingas, sou seu fã de carteirinha, pela pessoa maravilhosa que é, além do seu brilhante trabalho e dá sua valorosa equipe, do mais humilde até os excelentes dançarinos.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo