SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 21 de Julho de 2024


Opinião Segunda-feira, 04 de Março de 2024, 13:05 - A | A

04 de Março de 2024, 13h:05 - A | A

Opinião / LICIO ANTÔNIO MALHEIROS

Quintal da Dona Domingas

LICIO ANTÔNIO MALHEIROS

Professor Lício Malheiros
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Um povo sem cultura é um povo sem história, pois a cultura é uma ferramenta de resistência e transformação social.

A cultura se reporta tanto para compreender a sociedade dentro do seu contexto histórico, quanto das especificidades existentes dentro desse território.

Portanto, a cultura está diretamente ligada ao estudo, educação, à noção de pertencimento e sobretudo, a identidade de um povo.

Trazendo para nossa especificidade cultural, o nosso Estado apresenta uma diversidade cultural sui generis e bem diversificada.

No domingo 033 em comemoração aos 70 anos da Dona Domingas Leonor, fundadora do Flor Ribeirinha em 27 de julho de1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte.

Dona Domingas, é um ser humano esplendoroso, uma mulher guerreira que não apenas levou a nossa Cultura aos mais diferentes rincões do país; como também, é conhecida internacionalmente. Isso,é motivo de orgulho e satisfação para todos nós cuiabanos que amamos a nossa terra.

A sinergia dessa mulher guerreira,com seus filhos e netos é algo inimaginável, a tornando mais forte, pois existe um engajamento de todos, principalmente dos netos, que resolveram entrar de corpo e alma, nesse importantíssimo projeto social.

Abrilhantaram, esse megaevento, cantores regionais, de excelência: Pescuma, Henrique e Claudinho, Beto e Ivan dupla Dois a Um, Edmilson Maciel, Roberto Lucialdo, Vera Capilé.

O cantor Edmilson Maciel conduziu magistralmente, as mais variadas músicas dando as apresentações das danças,maior brilho, e as apresentações dos grupos, obedeciam uma alternância de faixa etária, que variou, desde crianças, a pessoas da melhor idade, resultando em uma belíssima apresentação, com o acompanhamento de: Rasqueado Cuiabano, Cururu,Siriri entre outras.

Logicamente, o sucesso desse megaevento,contou com a participação de uma plêiade de colaboradores privados, assim como,através, dá ajuda do Poder Público, na pessoa do Governador do Estado Mauro Mendes e dá primeira-dama Virginia Mendes, que gosta bastante da Dona Domingas, porém, não estiveram presentes.

Estiveram presentes, o deputado estadual Beto Dois a Um, Allan Kardec, o deputado estadual Eduardo Botelho (UB), enviou representante, Fhilipe Cani, chefe de gabinete.

Parabéns Dona Domingas, sou seu fã de carteirinha, pela pessoa maravilhosa que é, além do seu brilhante trabalho e dá sua valorosa equipe, do mais humilde até os excelentes dançarinos.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram