SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 14 de Junho de 2024


Polícia Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 21:15 - A | A

03 de Novembro de 2023, 21h:15 - A | A

Polícia / Meio Ambiente

Sema-MT apreende madeira ilegal e aplica multa de R$ 1,2 milhão durante fiscalização no interior de MT

Operação ocorreu nos municípios de Feliz Natal, Vera e Nova Ubiratã

Nayara Takahara/Sema-MT
CUIABÁ MAIS
www.secom.mt.gov.br



Em operação de fiscalização nos municípios de Feliz Natal, Vera e Nova Ubiratã, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu 376 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente, três caminhões, três tratores e dois motosserras, e aplicou multa total de R$ 1,2 milhão. A ação foi realizada entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro deste ano. 

Toda a madeira ilegal apreendida, por se tratar de produto perecível, foi doada para a Prefeitura de Nova Ubiratã e ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Sorriso.

Os veículos foram encaminhados para o pátio de produtos apreendidos da Sema-MT e as motosserras para a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD/Sema) de Confresa.

A ação foi deflagrada pela DUD/Sema-MT de Confresa, com apoio do 10° Comando Regional da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil Regional no município, em mais uma etapa da Operação Amazônia para o combate aos crimes ambientais.

Durante a operação, em Nova Ubiratã (a 477 km de Cuiabá), foi inutilizada uma instalação, localizada na região de mata, que servia de acampamento para os infratores. No município de Feliz Natal (a 530 km de Cuiabá), foi constatada atividade em uma área de 250 hectares anteriormente embargados pela Sema-MT. O responsável foi multado por desrespeito ao embargo.

As regiões foram fiscalizadas com base em alertas remotos de monitoramento por satélite. A tecnologia utilizada pela Sema-MT fornece, em poucos minutos, dados precisos de todo o uso do solo no Estado, incluindo de desmatamento, focos de calor e áreas queimadas.

“A DUD de Confresa realiza com frequência o atendimento das fiscalizações que chegam por meio de processos da Ouvidoria, do Ministério Público, das demandas dos outros órgãos, como das Polícias Civil e Militar, além daquelas geradas pelos alertas de monitoramento do Sistema Planet e de fiscalização de pesca e caça predatória”, ressaltou o diretor da DUD/Sema-MT de Confresa, Edivaldo Soares Silva.

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram