SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 25 de Julho de 2024


Saúde Domingo, 31 de Março de 2024, 05:03 - A | A

31 de Março de 2024, 05h:03 - A | A

Saúde / VIDA SAUDÁVEL

Atividade física é arma contra o burnout

Estudos mostram relação direta entre a prática de exercícios e a diminuição da percepção de estresse no trabalho

Veridiana Novaes Joly
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença ocupacional em 2022, a síndrome do burnout é caracterizada pelo esgotamento mental e tem como um de seus principais sintomas a desmotivação para a realização de tarefas dentro e fora do ambiente de trabalho. Atualmente, a doença atinge cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros e se soma a outros Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRTs) como a segunda maior causa de afastamento laboral no Brasil e no mundo.
O volume com o qual o burnout se apresenta na sociedade atual somado à magnitude dos prejuízos que acarreta para a vida dos indivíduos tem motivado a comunidade científica a buscar formas de não apenas combatê-lo, mas, sobretudo, preveni-lo. Em meio a essas buscas, o estabelecimento de uma rotina de atividade física tem se mostrado um dos antídotos mais consistentes contra a doença.
Recentemente, estudos voltados a investigar os benefícios dos exercícios na prevenção e no combate do burnout em profissões de alto nível de estresse como polícia militar, polícia civil e enfermagem identificaram uma relação direta entre o volume de atividade física realizada e o nível de percepção de estresse dos profissionais.
"Essa relação tende-se a  justificar fisiologicamente pelo fato de que, durante a prática de atividade física, há uma elevação da liberação de ocitocina e endorfinas, que inferem no estado de humor do indivíduo e podem atuar na alteração da reatividade ao estresse diminuindo o estado de apatia ou angústia", apontou o pesquisador Juan Carlos Freire em sua tese intitulada "Associação da atividade física com o estresse ocupacional e a síndrome de burnout em profissionais de segurança pública".
Para treinador da Smart Fit, treinar se divertindo é a melhor receita
Que o exercício físico tem se mostrado uma arma eficaz para prevenir e combater o burnout não há dúvidas. Mas como se exercitar com consistência se a doença joga contra a motivação para a prática? O desafio não é simples, mas profissionais da área da saúde e do esporte já estão encontrando respostas.
Habituado a auxiliar alunos nesta missão, o treinador da Smart Fit Bruno Silva afirma que a melhor forma de combater o desânimo causado pelo quadro é atrelar a atividade física a situações divertidas, como praticando os exercícios e as modalidades que mais gosta, se juntando a amigos e colegas em práticas coletivas e buscando ambientes agradáveis.
"O papel do professor nesse processo é de extrema importância. Primeiro no quesito de seleção e montagem do treino. É preciso conhecer o aluno, utilizando, por exemplo, de estratégias como a realização de um questionário chamado de anamnese. Também é nossa função o acompanhamento e a compilação de resultados para garantir estímulos positivos e motivacionais", concluiu.
Quer ficar mais longe do burnout se exercitando? Confira abaixo e no vídeo a dica de treino do treinador Bruno Silva:
Agachamento – 3x15 repetições – 1 minuto de pausaFlexão de braço – 3x15 repetições – 1 minuto de pausaPolichinelo – 3x15 repetições – 1 minuto de pausaAbdominal remador – 3x15 repetições – 1 minuto de pausaAgachamento + desenvolvimento – 3x15 repetições – 1 minuto de pausaSkipping baixo – 3x20 segundos – 1 minuto de pausa
Sobre o Grupo Smart FitO Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em dezembro de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4 milhões nas mais de 1400 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 15 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram