SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 21 de Julho de 2024


Saúde Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024, 05:30 - A | A

05 de Janeiro de 2024, 05h:30 - A | A

Saúde / HÁBITOS SAUDÁVEIS

Dores nas articulações: veja dicas de como amenizar o desconforto na terceira idade

Alongamentos e atividades físicas são essenciais para neutralizar os efeitos do envelhecimento

Jullia Nascimento
CUIABÁ MAIS
[email protected]



Alongamentos e atividades físicas são essenciais para neutralizar os efeitos do envelhecimento.

Uma sensação bastante incômoda e que pode atrapalhar nas atividades do dia a dia é a dor nas articulações e nos idosos a tendência é que elas sejam mais frequentes, devido a doenças da terceira idade, como a artrite e a artrose, por exemplo. Essas dores podem aparecer nos cotovelos, ombros, mãos, pés e em outros lugares do corpo. Existem diversas formas de tratamento e a coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores supervisionados da América Latina, Janaína Rosa alerta para cuidados que ajudam a trazer mais qualidade de vida para os acometidos com alguma dessas doenças.
Primeiro passo: procurar um especialista
O diagnóstico é o ponto de partida para tratar qualquer dor ou incômodo. Um médico especializado é capaz de avaliar cada caso e chegar a um diagnóstico correto. A partir disso pode prescrever medicações ou orientar atividades que ajudem a aliviar as dores e neutralizar os efeitos do envelhecimento nas articulações, afirma Janaína.
Mudança de hábitos
Após diagnosticar então será necessária a mudança em alguns hábitos, como a realização de exercícios físicos. Os músculos são fundamentais para a proteção das articulações, por isso devem ser fortalecidos e preservados. Atividades como hidroginástica e natação podem ser ótimas opções. Caminhadas e alongamentos para melhorar a flexibilidade também ajudam, já que movimentar-se é o que importa, ressalta.
Cuidados com a alimentação
Manter uma dieta equilibrada para a manutenção do peso adequado deve ser uma das prioridades nos cuidados com a terceira idade. O excesso de gordura no corpo pode sobrecarregar as articulações, provocando desgaste e a possível ocorrência de lesões. Por isso, um acompanhamento nutricional e cuidados com a alimentação auxiliam diretamente no bem-estar, destaca.
Procure ajuda profissional
O auxílio de um cuidador para realizar essas atividades faz toda a diferença no tratamento. Ter um profissional capacitado para esse acompanhamento é garantir que esse idoso realizará todos os exercícios em segurança, não esquecerá seus medicamentos e nem de comer na hora certa, além, é claro, de ser uma companhia para que esse assistido não se sinta só, completa Janaína.
Sobre a Home Angels
A Home Angels surgiu em 2009 da união de ideias dos empresários Artur Hipólito e Marco Imperador. Os sócios perceberam que, com o aumento gradual da expectativa de vida da população brasileira, havia um mercado em potencial ainda inexplorado: uma rede de franquias de cuidadores de idosos. A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram