SUGESTÃO DE PAUTA | EXPEDIENTE 16 de Junho de 2024


Saúde Domingo, 31 de Dezembro de 2023, 05:21 - A | A

31 de Dezembro de 2023, 05h:21 - A | A

Saúde / CUIDADO

Entenda como prevenir o câncer colorretal

O câncer colorretal (CCR) é a segunda principal causa de morte relacionada ao câncer no mundo

Lilian Christine
CUIABÁ MAIS
assessoria de imprensa



Segundo o Dr. Eric Pereira, gastroenterologista do Hospital & Clínica São Gonçalo, a prevenção pode ser com exames e com mudanças nos hábitos de vida. No caso do exame, o mais indicado é a colonoscopia, que tem papel diagnóstico e terapêutico. 

 

“Ou seja, através dele, podemos encontrar o pólipo que geralmente dá origem ao câncer e retirá-lo. Assim como o tumor de próstata e o tumor de mama, o tumor do intestino (cólon e reto) pode ser prevenido ou diagnosticado de forma precoce. Por meio do exame de colonoscopia, é possível reduzir em até 90% a chance de desenvolver um câncer de intestino, que é o segundo mais comum em mulheres e em homens na Região Sudeste, sendo o segundo câncer que mais mata no mundo”, alerta o médico.

 

Em relação aos hábitos de vida, é recomendada uma alimentação saudável, rica em vegetais e fibras, associada ao menor consumo de carne vermelha e de alimentos processados/industrializados. Também recomenda-se o tratamento adequado do diabetes e da obesidade, já que também são fatores de risco. É importante não fumar.

 

Os principais sintomas costumam ser: dores no abdômen, diarreia, prisão de ventre, anemia, sangramento nas fezes, perda de peso, fezes em fita e sensação de evacuação incompleta.

 

“O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto. Nossas fezes podem chamar a atenção para algo que está errado”, explica o médico. 

 

De acordo com Eric, alguns sinais são: alterações na consistência das fezes, na frequência das evacuações, a presença de sangue, a sensação de que terminou de evacuar mas que ainda tem mais fezes a sair e a associação com a dor.

 

Fonte: Eric Pereira é médico gastroenterologista do Hospital & Clínica São Gonçalo. Membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Sociedade de Gastroenterologia do RJ.



Comente esta notícia


65 98119-2325

[email protected]

icon facebook icon twitter icon instagram